quinta-feira, 22 de março de 2012

A chuva do outro lado da janela

Albino Ribas e Chico Ribas



Thank You for your love me - Antony and the Johnson


Quanto tempo falta? Quantos dias ainda vão vir? Quantas vezes ainda vamos dar risadas de piadas bobas e tomar café juntos pra você tentar me explicar um pouco mais sobre esse caos chamado vida?
Eu sinceramente acho que muito. Temos muito tempo para estarmos um com o outro. Praticamente temos a vida inteira, que apesar do meu ceticismo, tenho certeza que manteremos nossa história viva quando estivermos do outro lado do muro.
Tem sido cada vez mais difícil caminhar por essa estrada, mas ao mesmo tempo parece que a gente vai aprendendo e se acostumando. Infelizmente a gente se acostuma com as perdas, as derrotas, a gente parece que se acostuma a viver com a saudade, com a lembrança.  Mas eu ainda tenho a sorte de poder matar a minha saudade sempre que eu quiser. Ainda posso me sentir protegido por você que com certeza é mais que meu pai.
Realmente eu carrego essa coisa do Pai-Herói. E não é por menos. As guerras que você já venceu e as que com certeza você ainda vai vencer não é pra qualquer um. Você é um grande herói. O maior talvez. O herói que me salvou dos bichos papões da infância. O herói que me salvou do escuro, do primeiro tombo de bicicleta, da primeira rodopiada no Kart. O herói que me salvou da fome e da miséria me dando sempre tudo do bom e do melhor. Um lugar pra morar, comida pra comer. Um herói que me salvou da ignorância me dando estudo, educação, me incentivando a seguir o caminho da cultura, que me deu livros para abrir meus olhos e minha imaginação.
É pai, não tem como. Mesmo sem calça, você é meu herói. O Herói sem Calça. Sabe que me perguntaram se eu não tive um herói na infância. Eu tive que responder que o herói que eu tive nem a Marvel e muito menos a CAPCOM conseguiram criar.
E hoje você completa 58 anos. Caramba. Quanto tempo. Como será que as coisas são aí dentro da sua cabeça? Há quatro dias atrás fez 32 anos que você perdeu seu pai e eu nem consigo imaginar eu ficando todo esse tempo sem você. 
Acho que tudo que se passa aí na sua cabeça daria pra fazer uma bela de uma história. Divertida e comovente.
Ainda os dias são difíceis. Eu sei que existe beleza em ver a chuva do outro lado da janela, mas mesmo assim dói. Dói muito. Não consigo me sentir preparado nem aceitar a perda. Ao mesmo tempo não consigo parar pensar nela. Será que você consegue me salvar desse medo também? É eu sei. Isso é inevitável.  Então só posso esperar que você esteja se sentindo feliz e realizado com a sua história. Que você possa curtir cada segundo valioso da sua vida. Que você pegue muito as estradas com minha mãe, que você esfrie sempre a sua cabeça com algumas porções de camarão e uma garrafa de cerveja.
Então como diria Caio Fernando Abreu – “que seja doce”. É isso que eu espero para você.
No ano passado eu deixei uma música do Cat Stevens chamada Father and Son. Esse ano deixo uma do Antony and the Johnson chamada “Thank you for your Love”. A música se resume em duas frases:
“Obrigado pelo seu amor” e “ Eu quero te agradecer”.

É isso mesmo. Obrigado por tudo que você fez e ainda continua fazendo pela gente.
Beijo grande no seu coração.

O filho que te ama,
Chico Ribas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário